kuratiinjapan-remix

sábado, fevereiro 09, 2008

Beauty colosseum!

Existe um programa na tv japonesa,que se chama Beauty colosseum.É um programa sobre pessoas que são transformadas através da cirurgia plástica.É no esquema da menina ,ou mulher feia pra burro ,que vive sendo humilhada pelos outros por causa da aparência, e que quer mudar.O programa claro,paga todas as cirurgias,mas antes tem a parte da humilhação,onde a pessoa passa por uma entrevista(com a cantora e apresentadora Wada Akiko),onde conta todas as agrúrias que passa por ser feia.Todas as pessoas que participaram do programa choraram nesse momento ,e algumas com razão porque não é fácil ser fora do padrão num país como o Japão.Bom, eis um vídeo de um exemplo de transformação que aconteceu no programa:

Bom,de vez em sempre assisto esse programa, e devo admitir que os caras fazem milagres.É cada caso bizarro que aparece, que parece impossível de resolver,mas os cirurgiões resolvem!!O pior mesmo são as pessoas contando os casos de maus-tratos por causa da aparência.No Japão é terrível ser diferente,e eu não digo ser diferente no modo de se vestir ou no corte de cabelo.Eu me refiro a ser diferente fisicamente,ter um rosto diferente e etc.Crianças estrangeiras que estudam em escolas japonesas sentem isso na pele,como por exemplo,o garoto que tem uma pele mais morena , e tem que ouvir das outras crianças que tem a pele da cor das fezes,ou a criança que por não saber falar o idioma e não estar adaptada aos costumes escolares japoneses é deixada de lado.Aliás o fato da pessoa não se adaptar às regras ditadas pela sociedade japonesa, acaba gerando o fenômeno Hikkikomori (que à grosso modo é o isolamento social total da pessoa,que pode chegar à anos sem sair de casa),que acaba de certa forma contribuindo com o declinio da natalidade.Afinal de contas ,hoje em dia as mulheres japonesas estão cada vez mais independentes e exigentes com os homens,e se os caras não saem de casa e não se cuidam...whatever,programas como esse pipocam na tv americana,mas no Japão tem o diferencial cultural.Custa muito pra um japonês(a) típico se expor assim na tv,em rede nacional.É meio vergonhoso,em uma cultura,onde a imagem que vc passa pra sociedade é deveras importante.Uma vergonha parecida com a que a japa que é estuprada sente ,ao denunciar o fato às autoridades.É a perda da imagem que se quer passar pros outros....
O negócio é que ,no mundo de hoje,o mais importante é o dinheiro.Se vc tem dinheiro ,vc pode tudo,inclusive se tornar uma nova pessoa.Como eu não tenho dinheiro,vou ter que apelar pro programa de tv mesmo.

Mudando de assunto.Hoje estava lendo o meu blog antigo e ..puts,desde o final de2002 ,que escrevo um blog.Só mudei do blig pra cá,porque fizeram alguma cagada com o provedor e não deu mais pra conectar.Tinha muita coisa eu já tinha esquecido e acabei me lembrando lendo o blog antigo.Me peguei rindo sozinho aqui.

E recebi hoje a notícia ,de que meu amigão OOya, de Osaka,com quem trabalhei por 3 anos, vai se casar em Outubro.Ele já me ligou convidando pra cerimônia ,que será no padrão ocidental, com igreja,padre e o escambau.Fiquei muito contente ,ainda mais por ser um amigo ,que hoje mora longe,mas ainda temos contato,coisa rara nessa vida corrida de fábrica no Japão,onde gente entra,gente sai,e nem sempre a amizade continua.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home