kuratiinjapan-remix

quarta-feira, junho 04, 2008

Reentry

Toda vez que vc for sair do Japão e pretende voltar num período correspondente a duração do seu visto,é necessário tirar o reentry,que como o próprio nome díz,é um documento que permite a re-entrada no país.Caso vc não obtenha este documento,nada de reentrada no país,e tome processo pra retirada de visto novamente.
Pra tirar o visto o,é necessário uma visita até a imigração correspondente ao local onde o requisitor reside.Como eu moro na província de aichi ,tive que ir na imigração de nagoya que recentemente mudou de endereço, e se encontra fora do centro da cidade,dificultando o acesso .Nessa minha pequena andança ,vi muita gente com dúvidas e dificuldades com procedimentos simples ,que poderiam ser evitados,com um pouco de informação.Por isso resolvi fazer um mini roteiro ,pra quem pretende tirar o reentry na imigração de nagoya.

Reentry

-Providencie os documentos requisitados(passaporte,gaijin tooroku original e cópia)
-Leve uma caneta ,porque nos balcões ,eles não fornecem.Caso esqueça,dá pra comprar num combini que fica dentro da imigração.
-Reserve 3000 yenes para o pagamento do selo que deve ser colado em uma das folhas de requisição de reentry.
-Tenha em mente que tipo de reentry vc deseja .Existe o reentry simples e o múltiplo.Pra quem deseja apenas ir e voltar pro Japão,uma única vez,o simples é mais que suficiente.

Como chegar na imigração?

O jeito mais fácil de se chegar no novo prédio da imigração é via trem .A partir da estação JR de Nagoya ,é só subir no trem da linha Aonami e descer na estação ¨Nagoya keiba-jo mae¨.A linha Aonami de trem(aonami rain),fica escondida lá no fundão da estação de Nagoya,ao lado da loja Sofmap.O bilhete até a estação da imigração ,custa 260 yenes.São mais ou menos uns 10 minutos até o destino,e chegando lá ,é só olhar pros lados, e avistar o prédio vermelho escrito immigration.Fica ao lado de um internet cafe.

Como proceder?

Well ,entre no prédio da imigração ,e suba para o segundo andar.Em frente ao combini ,fica o saguão onde é possível tirar o reentry.Existem vários balcões,mas o que interessa pra nós ,é o de número seis.Nesse balcão vão estar duas pilhas de papel,cada uma com um formulário.Pegue um de cada e vá preencher.Em um dos formulários ,o requisitante,deve preencher seus dados,como nome,endereço no Japão,sua nacionalidade,data de expiração do passaporte e do visto,data em que chegou no país,quanto tempo de Japão,tipo de reentry,provável data de saída e retorno ao país e assim vai....O formulário está todo em japonês,mas com tradução dos termos em inglês embaixo .Se mesmo assim ,vc não entender,pode apelar pra um formulário exemplo que fica no local de preenchimento,mas não sei se existe em português,porque só vi em espanhol.
Na outra folha,a única coisa que se deve fazer é assinar,fazer um círculo no tipo de reentry que vc deseja ,e escrever 3000 ,embaixo do local destinado ao selo.Esse ¨3000¨,é equivalente ao valor do selo que vc vai comprar,e deve ser preenchido.

Preste atenção nos detalhes,pra não errar.Um errinho só, e outro formulário será necessário,por isso quando for pegar os formulários no balcão,pegue logo duas folhas pra não ter que ficar indo e vindo vergonhosamente.Sim,o povo que fica esperando ,não tem muito o que fazer e gosta de ficar olhando o vai e vem dos transeuntes,Lembre-se é a imigração ,e tem gente do mundo inteiro ali.

Preenchido os formulários ,hora de comprar o selo,que é vendido no combini ,ali dentro da imigração .Entre no combini e logo à esquerda da porta ,existe um guichê com uma senhora vendendo o selo.Peça o de 3000 yenes e efetue o pagamento.O selo é daqueles que vc passa a saliva e cola,portanto não tenha vergonha e cole o negócio.

Volte para o balcão número 6.Ali tem uma maquininha preta com botão.É a máquina que fornece senhas .Aperte o botão, e um papel com número vai sair ,esse será seu número de chamada.Sente numa das cadeiras em frente ao balcão 6 e 7 e aguarde chamar seu número.Quando o seu número aparecer ,vá em direção ao balcão com as duas folhas ,o passaporte,a cópia do gaijin tooroku(frente e verso),e o gaijin tooroku original.Entregue esses documentos e após a atendente confirmar se está tudo certo ela vai lhe mandar se sentar novamente.Daí, é só aguardar seu número aparecer novamente e pegar seus documentos de volta,com o reentry devidamente afixado em seu passaporte.

The end!


Bom ,espero que ajude alguém.Vi muita gente cheia de dúvidas por lá.Muitas nem falavam japonês....me senti obrigado a fazer este pequeno roteiro.

26 Comments:

  • poderia ter passado numa agencia de viagem em kariya existe uma,nao teria tanto trabalho assim.

    By Anonymous Anônimo, at 5:50 AM  

  • Rapaz, eu entrei na net. justamente buscando essas informações. Valeu mesmo. Abraço

    By Anonymous Anônimo, at 6:31 AM  

  • Obrigado sim... se mais brasileiros pensassem como vc, a vida aqui no japao seria menos dificil, precisamos de mais solidariedade... E infeliz desse anonimo ae de cima, que em vez de elogiar sua atitude prefere despreza-la... isso se chama mau-espirito, precisa de mais luz pra parar de rastejar aqui na terra... Arigato Gozaimashita!!!

    By Anonymous Mori, at 5:08 PM  

  • Obrigada! Estou para ir fazer meu reentry e foi de grande ajuda.

    By Anonymous Anônimo, at 11:03 PM  

  • Obrigada! Vou fazer meu reentry em breve, foi de grande ajuda

    By Anonymous Anônimo, at 11:04 PM  

  • Obrigado pelas dicas. Foi bastante útil. boa sorte pra você!

    By Anonymous Anônimo, at 10:10 AM  

  • Valeu pelo roteiro e pelas dicas!
    Obrigado!

    By Blogger Mark, at 9:31 PM  

  • o eskema é vc ir primeiro no terreo, e diga q vc ker tirar o reentry e eles dão o exemplo de como preencher o formulario em portugues
    e antes de vc peencher vc ja vai la pro segundo andar e pega a senha do balcão 6
    dai até vc terminar de peencher ja esta pertinho de chamar seu numero
    e não precisa de copia de gijin toroku não
    [ ]s

    By Blogger toshift2, at 5:43 PM  

  • Muito bom! Obrigado.

    By Blogger Jonathan, at 7:34 AM  

  • Muito bom! Obrigado.

    By Blogger Jonathan, at 7:34 AM  

  • Muito bom! Obrigado.

    By Blogger Jonathan, at 7:35 AM  

  • Muito bom! Obrigado.

    By Blogger Jonathan, at 7:35 AM  

  • Muito bom! Obrigado.

    By Blogger Jonathan, at 7:35 AM  

  • Muito obrigada!!
    Suas informacoes ajudou bastante!!

    By Anonymous Anônimo, at 9:01 PM  

  • perfeito,todos agadecem.

    By Anonymous Anônimo, at 8:26 PM  

  • Muito obrigada pelas informações, vc não imagina como me ajudou.

    By Anonymous Monique, at 9:20 AM  

  • tirando a informalidade da materia, ficom muito bom, arigatou

    By Blogger atibaia joao, at 5:53 AM  

  • Obrigada pelas dica e principalmente pelo bom humor....

    By Anonymous Anônimo, at 8:04 PM  

  • Também eu digo, muito obrigado!!!

    By Blogger Flavio, at 5:21 AM  

  • Muito Obrigada pela ajuda,acho que como eu muitas pessoas diariamente necessita dessas informacoes,...ARIGATO NE??!!

    By Anonymous Anônimo, at 9:35 AM  

  • Como tem gente mal agradecida! depois do colega explicar direitinho, ainda acha que na agencia nao teria tanto trabalho, pode ate ser, mais iria sair bem mais caro!!!
    Colega, agradeco de coracao sua boa vontade em ajudar os compatriotas, so faltou o fone para por no navi...nao fica bravo nao!!
    Domo arigatou!!

    By Anonymous Anônimo, at 3:22 AM  

  • Obrigada, sua informação é de muita varia. Que vc continue tendo esse espirito de solidariedade.

    By Anonymous Anônimo, at 4:47 PM  

  • E tudo verdade
    aprovado
    ありがとうございました

    By Blogger DU, at 8:27 PM  

  • noosssaa era o que eu procurava mais bem exolicado impossivel....obrigada

    By Anonymous Anônimo, at 5:35 PM  

  • Valeu pela informação detalhada.

    By Anonymous Anônimo, at 10:33 PM  

  • Ingrato...o rapaz fez um favorzao pra muitos dando essas dicas e explicacoes agora se vc quer e pode pagar o dobro pra uma agencia tirar seu reentry em nagoya tem um monte.Brasileiro so gosta de tirar vantagem em tudo se quer dar mais yens nas maos deles pra ficar com a bunda no sofa de casa entao vai pelo menos se de o trabalho de procurar uma agencia nas revistas!

    By Anonymous Anônimo, at 4:01 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home