kuratiinjapan-remix

sábado, dezembro 06, 2008

É por aí...


Dekasseguis vivem aquele dilema:-Se correr o bicho pega,se ficar o bicho come.Pois é,com o desemprego batendo às portas,não só dos brasileiros ,mas tb dos japas,o que predomina por aqui é a insegurança.Quem tem emprego se segura,e quem não tem, vai embora.O problema é que até pra ir embora tá difícil.No final de ano,já é uma dificuldade encontrar passagens pro Brasil,imagina então ,em final de ano com crise?Passagem aérea pro Brasil,só em fevereiro e olha lá.....
E se o cara perde o emprego e não tem nenhuma reserva em dinheiro?Bom ,quando isso acontece,a população de sem-tetos aumenta.E é o que vem acontecendo com alguns brasileiros em Hamamatsu ,e outras cidades com grande população verde-amarela.Pode parecer vergonhoso(e é mesmo),mas essa é a única alternativa de muita gente.
Eu?Bom,eu ainda não fiquei desempregado.Depois que voltei ao Japão,arrumei um trabalho no setor de eletrônicos,mas fico a maior parte do tempo em casa coçando,já que não tem muito o que fazer na fábrica.Seria ótimo se eu não fosse um empregado terceirizado e ganhasse o salário por hora trabalhada.Yes,está tudo muito sucks por aqui,e mais uma vez desaconselho dekasseguis de primeira viagem que pretendem tentar a sorte agora.
Fui com um amigo na agência de emprego do governo(a tal Hello work),e encontramos um monte de vagas.Só que todas direcionadas apenas aos japoneses.Não querem saber se vc é um estrangeiro que domina a língua japonesa e tem experiência no ramo.As vagas são todas pros japoneses.O problema é que os japas não querem ganhar pouco, e nem trabalhar muito,por isso essas vagas de emprego vão se tornar parte da decoração local,enquanto estrangeiros famintos observam um cada vez mais próximo horizonte da marginalidade.
Eu fico na espectativa de sempre,lembrando que depois da tempestade vem a bonança.Só que dessa vez a tempestade mais parece um dilúvio,e eu como marinheiro de primeira viagem ,ainda estou procurando o bote de emergência.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home