kuratiinjapan-remix

domingo, janeiro 11, 2009

Tem trampo sim!!!!!

A crise é real,e esse ano promete ser difícil.Mas se formos ver pelo que a tv japonesa está apresentando,parece que não tem mais emprego nenhum e estamos à beira de uma catástrofe.A tv japonesa é sensacionalista demais.Ficam mostrando japoneses morando nas ruas e o escambau,mas não mostram o monte de vagas que ainda estão sobrando nas agências de emprego públicas,mais conhecidas como Hello Work.Fui com um amigo lá na semana passada e tinha um monte de vagas disponíveis.O salário é menor,e a maioria exige japonês na ponta da língua,mas sobram vagas.Os japoneses acostumados a ganhar muito bem,é que ficam dando de ombros nas propostas.O que pega é que muitas dessas empresas que solicitam funcionários,não aceitam estrangeiros.Vc pode ter cara de japa,ser 1kyu no teste de proficiência,mas ao dizer que é estrangeiro,o encarregado na fábrica,já diz não.Escolhemos 4 ofertas de emprego na agência,e o responsável de marcar entrevista ,ligou para todas,e o resultado foi o mesmo:-Sinto muito,mas não queremos estrangeiros!!!!!!!!!!!
Ao perguntar se não era racismo demais da parte das fábricas(pagamos os mesmos impostos que os japoneses),o responsável da Hello work,acabou explicando que muitas fábricas já contrataram estrangeiros no passado ,mas por diversos motivos se arrependeram da contratação( neguinho vagabundo,arruma encrenca,chega atrasado,e sai do emprego sem mais nem menos).Aí caímos naquele esquema japonês de generalizar demais.Se esse brasileiro é ruim,todos são ruins,e por aí vai....
Pelo que eu pude ver na agência pública,a maior movimentação é de quem procura os direitos do seguro desemprego.Os computadores para procurar vagas ,sempre tem lugares sobrando.Será que estou vivendo num Japão diferente do que é apresentado na tv?

2 Comments:

  • Não pega mais nada esse país, vai por mim rs... Ainda bem que muito brevemente vou tentar coisa melhor na nossa terrinha. Vou sentir saudades daqui, mas viver desse jeito (com preconceito) não dá. O brasileiro tb é mto preconceituoso, mas Br ainda é Br rs. Ser humilhado já basta ser no nosso país. Vir pra cá como favor pros japoneses e ainda ser humilhado desse jeito não dá. Eu vim pra ganhar dinheiro, mas passar por coisas desse tipo, não vale a pena.

    By Blogger Bah, at 5:15 AM  

  • Kurati, como vc esta? digo, ainda empregado neh? Pois eh, concordo com vc quando diz que ainda tem vaga... isso que nao entendo: um bando de gente sem ter o que fazer e um monte de vagas sobrando... eh o lado vagabundo falando mais alto! hehehehe

    By Blogger Para o alto e avante!, at 8:27 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home