kuratiinjapan-remix

segunda-feira, março 16, 2009

Pergunta!!!!

É possível tranferir a carteira de habilitação japonesa no Brasil?
A resposta é sim,mas existem vários procedimentos a serem feitos.Nada muito cansativo ,e tudo bem mais rápido e prático do que fazer os exames todos novamente no Brasil.Claro que isso é pra quem tem o menkyo de carro manual.Quem tirou carteira de habilitação ,apenas de carro automático,precisa voltar a auto-escola,fazer umas aulinhas,e realizar um teste de direção no próprio circuito da auto-escola.Essas aulinhas e esse teste pra carteira manual custam mais ou menos 20 mil yenes,e é tudo bem facinho.
Veja os procedimentos:
Deve ser o próprio interessado, despachante credenciado ou procurador legal (com firma reconhecida em Cartório da Capital).

O condutor deve ter 18 anos completos.

Original e cópia da Carteira de Habilitação do condutor de outro país, dentro do prazo de validade.

Original e cópia do RG (identidade brasileira).

Original e cópia do CPF.

Original e cópia do passaporte, (dados pessoais e vistos entrada/saída do país que foi habilitado), ou identidade do país de origem.

Cópia e original (para simples conferência) do comprovante de residência emitido até 3 (três) meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado, que poderá ser: extrato bancário, conta de luz, gás, telefone, condomínio, IPTU, contrato de locação, ou declaração de próprio punho do proprietário, com firma reconhecida, e anexar um comprovante de endereço. Será aceito em nome de terceiros, somente se for; cônjuge, pais ou filhos do interessado, o que será comprovado através da cópia do RG.

Tradução da Carteira de Habilitação do condutor por um tradutor público juramentado ou pelo consulado de origem que expediu a habilitação.

Recolher no Banco Nossa Caixa (térreo - prédio-mirim - Detran-SP), as seguintes taxas:


Taxa de R$ 52,31 referente ao registro da Carteira de Habilitação,

Taxa de R$ 26,15 referente a expedição da nova Carteira de Habilitação.



O banco emitirá um comprovante de pagamento com a devida autenticação digital, o interessado poderá tirar cópia deste documento se julgar necessário, pois o original deverá ser entregue junto com os outros documentos.

Apresentar os documentos acima citados no Setor de Atendimento ao Estrangeiro (4º andar - prédio principal).

Obs.: Deverá realizar exame médico e psicotécnico em qualquer clínica CREDENCIADA pelo DETRAN, apresentar uma foto 3x4 recente e colorida com fundo branco.

Essas informaçãoes eu tirei da comunidade carros no Japão no orkut!!!!!

3 Comments:

  • Aproveitando... eu vi isso agora, mas sinceramente? Se vc for gastar uns 300 reais pra fazer a transferencia e ter que correr atras disso tudo, leva mais do que isso. Agora molhar a mao de um despachante he a melhor coisa, vc paga o pacotao e eles fazem tudo pra vc e entregaqm a carteira em casa... Ahh eu amo o Brasil!

    Kisu!

    By Blogger Bah, at 5:13 AM  

  • meio burocratico,mais pelo menos tem como fazer ne?!!!!

    By Blogger andreia inoue, at 5:51 AM  

  • Nunca é demais saber como proceder, né.

    By Blogger Herika, at 4:23 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home