kuratiinjapan-remix

quarta-feira, abril 15, 2009

Menos ¨pior¨?

Aumentaram o número de vagas em algumas agências públicas.Mas isso não quer dizer que a situação de crise do Japão melhorou.O país ainda está na merda,e ainda existem milhares de japoneses desempregados.Muitos porque estão à espera de um emprego semelhante ,ou no mesmo nível ,que tinham antes da crise.O japa que trabalhava em fábrica e operava máquinas num ritmo lento e tranquilo,não quer trabalhar na construção civil.Mas a vaga na construção civil está ali,esperando.O japonês padrão, ainda continua na esperança de achar algo melhor.E vai continuar até a situação chegar ao extremo.
Pros brasileiros, a situação ainda continua crítica.Em uma das minhas duas visitas mensais à Hello work(tenho que ir ,pois pra receber o seguro tenho que provar que estou procurando emprego),conversei mais uma vez com o atendente. A situação não melhorou nada,e as empresas que aceitam estrangeiros estão diminuindo aqui na região.Vi brasileiro revoltado,achando que os atendentes estão com má vontade.¨Nem querem mais saber de ajudar a procurar uma vaga,e já estão logo oferecendo a malfadada proposta do governo¨,dizia um que me antecedia.Já eu, me mantenho na mesma,recebendo o seguro e fazendo de conta que a crise uma hora vai embora.Mas já estou alerta à possibilidade de voltar pro Brasil.Mas claro ,sem ajuda nenhuma de governo,porque ainda não cheguei ao ponto de precisar vender o meu visto.
Praqueles residentes em Gifu,ainda existe a possibilidade de conseguir uma passagem pro Brasil financiada pelo governo da província.Isso foi feito anteriormente,mas não houveram muitas adesões.De 700 pessoas aguardadas,apenas 112 aderiram a iniciativa.Número bem baixo se comparado ao número de pessoas que pediram ajuda de sobrevivência pras prefeituras da província.Muita gente ,mesmo sem quase nenhuma condição ,ainda prefere estar aqui que no Brasil.Pro governo sai mais barato comprar a passagem e correr o risco de tomar um calote(dando motivo pra possível não renovação ou concedimento de visto no futuro),do que ter que ceder apartamentos públicos.

5 Comments:

  • Olha, eventualmente a crise vai passar, mas pra chegar no ponto onde todos estavam bem, vai demorar, mas depende de cada um querer esperar esse tempo ou nao. Hj o Japao tah ruim e o Brasil tah bom, ontem era o contrario e amanha tudo reverte... eh tudo questao de tempo. O importante eh saber aproveitar as oportunidades e estar cauteloso com as decisoes que for tomar. As vezes fico pensando que seria melhor ter ficado no Japao pq nao tenho a minha casa propria aqui, mas quero acreditar que a situacao vai reverter pra mim. A gente vai com esperanca pro Japao e volta com esperanca. Senao ninguem aguenta a pressao rs...

    Kisu!

    By Blogger Bah, at 2:03 PM  

  • A maioria dos dekasseguis sonha acordado com a bonança de antigamente. Tenho fé de que as coisas possam dar uma aliviada em meados do ano que vem quando as medidas do negão gringo surtirem algum efeito lá na america destroçada. Mas não espero aqueles anos dourados de volta. Vai dar pra tocar a vidinha aqui. Juntar será difícil. Mas já estou conformado com tudo isto...
    []'s

    By Blogger Carlo, at 3:34 PM  

  • muita gente fica esperando,esperando e as coisas nao melhoram,uma crise dessa proporcao nao passaria em poucos meses,e ate para voltar a ser como era,leva mais um outro tantao de tempo,
    eu tambem fico nessa inseguranca de ir ou ficar,se for sera q sera o melhor?se ficar vai valer a pena?duvida cruel,mais ja estou preparada de coracao para te que partir,vou sentir nao tanto pelo dinheiro,pq muito dinheiro aqui eh sinal de que a gente esta morrendo de tanto trabalhar,
    sentirei saudades do pais,de toda essa maravilha que eh a cultura e tudo mais q tem aqui!!!
    abracaoooo e to torcendo para que surja algo bom para vc,aqui ou la!!

    By Blogger andreia inoue, at 10:59 PM  

  • nem me lembre de verao,bichos,insetos,cobras e sapinhos,minha casa nova fica bem do lado d eum rio,meu marido ja esta me apavorando dizendo que vai entrar sapinhos no meu quintal aiiiiiiiiii.

    By Blogger Mel, at 7:43 AM  

  • nem me lembre de verao,bichos,insetos,cobras e sapinhos,minha casa nova fica bem do lado d eum rio,meu marido ja esta me apavorando dizendo que vai entrar sapinhos no meu quintal aiiiiiiiiii.

    By Blogger Mel, at 7:43 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home