kuratiinjapan-remix

segunda-feira, setembro 21, 2009

crise 234566778890--!



As coisas estão melhorando?Acho que não.Houve uma pequena melhora,mas nada que possa ser sentido pela grande massa dekassegui desempregada ,e ainda incapacitada de enfrentar o Japão atual.Duas semanas atrás,fui pra Gifu,levar o meu carro pro desmanche (o shaken tinha acabado),e acabei conversando com um amigo japonês,que trabalha para várias prefeituras de Aichi.Na visão dele,quem se vira bem no japonês,pode ficar mais otimista,pois muitas fábricas terão um relativo aumento de produção e logo vão precisar de mão de obra, mesmo que temporária.O porém ,é que estarão mais rígidos no mensetsu(entrevista),exigindo uma boa compreensão do idioma.Quem ainda não domina o idioma é bom começar a estudar o mais rápido possível,pois o próximo ano não parece nada animador,ainda mais com a conversa do fim dos contratos terceirizados.
Na fábrica onde eu trabalho,acabaram aceitando um casal brasileiro,onde nenhum dos dois falava bem o japonês.A mocinha,até que entendia,mas o rapaz não sabia muita coisa.Os dois começaram bem,mas por incrível que pareça em plena crise ,começaram a fazer corpo mole e a agir porcamente.A mocinha principalmente,fazia corpo mole,fingia estar mal,falava alto durante o trabalho ,e não admitia que chamassem a sua atenção.Garota insuportável ao extremo!Ficou tão insuportável que os brasileiros foram pedir a cabeça dela pro chefe da sessão ,que só estava esperando o mês acabar pra anunciar a demisssão.O namorado ,que estava indo até bem,mesmo com comunicação nula,acabou indo junto porque tem ciúmes da namorada.O que eu gostei nesse caso ,foi o fato dos próprios brasileiros tomarem a iniciativa de cortar o mal pela raiz,mesmo sendo com coterrâneos.O que eu espero que continue,caso aceitem outros cabeça-de-vento na empresa.Acabou a festa dos vagabundos aqui no arquipélago.Ou trabalha direito ou rua.....

Quando voltei de Gifu,acabei comprando um assento reservado no shinkansen(trem-bala).Comprei porque estava cansado e queria descansar,estava acordado à 22 horas ,e a viagem de duas horas de Nagoya até Tokyo seria um sonho.Pra minha infelicidade,meu assento reservado era daquelas cadeiras que ficam de frente pra outros assentos ,onde estavam sentadas mais 3 velhinhas,que não paravam de tagarelar.E eu fiquei duas horas sendo simpático .Não tive coragem de dizer a elas que queria dormir.Não ,depois de ganhar chocolatinho e ter o meu nihongo extremamente elogiado.Elas só foram descer em Yokohama ,que é quase Tokyo.Minha viagem de Tokyo até Chiba ,foi meio zumbi,com direito a ter pego trem errado,e ter levado uma hora numa viagem que normalmente dura 20 minutos.
Estou meio desacostumado a andar de trem.Aqui em Chiba foi minha primeira vez num trem.Carro deixa a gente muito mal acostumado.Nos meus primeiros cinco anos de Japão vivia de trem pra lá e pra cá.E de trem tudo é mais interessante.Vc vê mais gante,tem umas paqueras e etc.Andando de trem ,vc tem muito mais estórias pra contar.De carro é tudo mais prático,mas se perde um pouco desse momento sociável japonês,que só as viagens de trem podem proporcionar.

5 Comments:

  • eu concordo contigo,a situacao melhorou um pouquinho mais nao é nada animador ainda!
    e gente que faz corpo mole é uma desgraca,pq acaba sobrecarregando quem trabalha,vc sabe do trama q passei e infelizmente vou continuar passando pq o desgramado hj aprontou comigo de novo,acho q nao tem jeito mesmo,pau q nasce torto vai morrer torto!
    :(
    um abracaoooo!

    e eu tambem adoro andar de trem!!!!

    By Blogger andreia inoue, at 5:18 AM  

  • e ja falei para os chefes,mostrei da impossibilidade de misturar as pecas,mais agora é ve no que vai da,nem quero mais esquentar a cabeca pq semana passada teve reuniao,ele foi chamado a atencao e agora é da tempo ao tempo.
    E essa minha cidade é muito legal viu,adoroooo!
    abracaoooo.

    By Blogger andreia inoue, at 5:33 AM  

  • É, parece que não melhorou muito a situação. Mas ainda acho corajoso de quem continua tentando se segurar onde pode. Tem casos que é melhor mesmo ficar ai, pq aqui no Brasil não vai ter jeito. A pessoa mora 10 anos no Japão, não tem santo que faça ela se adaptar novamente aqui. Quanto aos trens, tb sinto falta... de sentar e dormir. Eita banco confortável.

    Kisu!

    By Blogger Bah, at 7:12 AM  

  • Em plena crise o peão ficar no vacilo é dose hein... Queria saber o que essas antas tem na cabeça além de titica de galinha. Quanto ao vídeo, achei um tanto forçada a defesa do sociólogo. Pelo menos deixar o apato em ordem, não custaria nada.
    Quanto a crise, penso que só saber nihongo não vai bastar, se quiser ganhar salario decente. Vamos ter de arrumar uma profissão ou especialização em algo...
    []'s

    By Blogger Carlo, at 2:44 PM  

  • adoro as bachans dos trens...
    mas quando eh uns jichans eu nao dou trela... tem uns veio que eh tarado... e ainda tem uns que acha q toda bras eh biscate... aff rs

    By Blogger Hidemi, at 4:51 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home